Anclajes: contribuições para a agenda crítica de estudos em periódicos
DOI:
https://doi.org/10.19137/anclajes-2021-2535Palavras-chave:
publicações, circulação, Argentina, Século XX, Século XXIResumo
Os periódicos surgiram como campo de interesse crítico no final do século passado. Este interesse adquiriu nuances diferentes nos anos seguintes: acentua-se a análise das ligações entre a literatura, a política e o mercado, os circuitos de consumo das publicações como bens culturais e a sua materialidade como impressos, media e objectos visuais. Este artigo compara essas tendências gerais com as contribuições publicadas nas últimas décadas na revista Anclajes e suas projeções.
Downloads
Referências
Bruno, María Pía. “Reseña de Cuando lo nuevo conquistó américa. Prensa, moda y literatura en el siglo XIX de Víctor Goldgel”. Anclajes, vol. 18, nº. 1, 2014, pp. 87-89.
Da Ré, Esteban Virgilio. “Las crónicas de viaje a la URSS de Elías Castelnuovo: el humor como estrategia crítica”. Anclajes, vol. XXIII, n.° 2, mayo-agosto 2019, pp. 21-38, https://doi.org/10.19137/anclajes-2019-2322.
Darrigrandi, Claudia y Antonia Viu. “Perfiles de artistas e intelectuales en Mis entrevistas (1943) de Georgina Durand”. Anclajes, vol. XXI, N° 3, setiembre-diciembre 2017, pp. 43-60, https://doi.org/10.19137/anclajes-2017-2134.
Delgado, Verónica y Geraldine Rogers, editoras. Revistas, archivo y exposición. Publicaciones periódicas argentinas del siglo XX. La Plata, Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación - Universidad Nacional de La Plata, 2019.
Delgado, Verónica, Mailhe, Alejandra y Geraldine Rogers, editoras. Tramas impresas. Publicaciones periódicas argentinas (XIX-XX). La Plata, Serie Estudios e Investigaciones, Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación de la Universidad Nacional de La Plata, 2014.
Delgado, Verónica y Geraldine Rogers. “Introducción”. Tiempos de papel. Publicaciones periódicas argentinas (XIX-XX). La Plata, Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación de la Universidad Nacional de La Plata, 2016, pp. 8-12.
Delgado, Verónica. “Reconfiguraciones de debates y posiciones del campo literario argentino en el Semanario La Nota 1915-1920”. Anclajes, vol. Vll. nº 8, diciembre 2004, pp. 81-99.
Domínguez, María Carolina. “La traducción literaria, ‘un laboratorio de escritura’: revistas culturales, género y plurilingüismo. Entrevista a Andrea Pagni”. Anclajes, vol XXII, nº 3, setiembre-diciembre 2018, pp. 119-135, https://doi.org/10.19137/anclajes-2018-2239.
Elizalde, Marisa. “Reseña de La voz de la mujer. Periódico comunista - anárquico 1896 -1897”. Anclajes, vol. II, n.º 2, 1998, pp. 109-112.
Espósito, Fabio. “Los folletines del diario Sud-América. Las novelas de los patricios en la prensa política de 1880”. Anclajes, vol. IX, n.º 9, 2005, pp. 39-52.
Fanese, Griselda. “La revista Coirón (Neuquén, 1983): escribir en la política y la poética”. Anclajes, vol. 14, n.º 14, 2010, pp. 73-89.
Fernández, Cristina Beatriz. “Reseña de Cuando la ciencia despertaba fantasías. Prensa, literatura y ocultismo en la Argentina de entresiglos de Soledad Quereilhac”. Anclajes, vol. XXII, n.° 1, enero-abril 2018, pp. 98-100, https://doi.org/10.19137/anclajes-2018-2216.
Lizalde, Ornela. “Cursos y Conferencias: la revista del Colegio Libre bajo la dirección de Arturo Frondizi (1941-1952)”. Anclajes, vol. XXV, n.° 2, mayo-agosto 2021, pp. 213-232, https://doi.org/10.19137/anclajes-2021-25214.
Mascioto, María de los Ángeles. “Borges editor”. Anclajes, vol. XXII, n.° 2, mayo-agosto 2018, pp. 57-68, http://doi.org/10.19137/anclajes-2018-2224.
Mascioto, María de los Ángeles. “Reseña de Almacenes de un tiempo en fuga. Revistas culturales en la modernidad hispánica de Hanno Ehrlicher/ Nanette Rißler- Pipka (eds.)”. Anclajes, vol. XIX, n.° 1, 2015, pp. 81-83.
Melchor, Daniela Rut. Reseña de La epopeya de una generación y una revista. Las redes editoriales de José Carlos Mariátegui en América Latina de Fernanda Beigel. Anclajes, vol. 13, n° 13, 2009, pp. 187-189.
Pascual Battista, Rosario. “Reseña de Geopolíticas de la cultura finisecular en Buenos Aires, París y México, las revistas literarias y el modernismo de Adela Pineda Franco”. Anclajes, vol. 11, n.° 12, 2008, pp. 234-235.
Pisano, Juan Ignacio. “El Torito de los Muchachos: lectura de confesiones, escenario de opiniones”. Anclajes, vol. XX, n° 2, mayo-agosto 2016, pp. 51-63, https://doi.org/10.19137/anclajes-2016-2024.
Rodríguez, Ana. “Cuerpo, familia y género. La Revista Criterio, discurso católico en la Argentina de mediados del siglo XX”. Anclajes VII, n.° 7, diciembre 2003, pp. 201-240.
Rogers, Geraldine. “Publicaciones periódicas del siglo XX: aspectos emergentes, miradas latinoamericanas”. Catedral Tomada. Revista de Crítica Literaria Latinoamericana vol. 6, n.° 11, 2018, pp. 1-12, https://doi.org/10.5195/ct/2018.375.
Romano, María Laura. “Espacios escritos. El formato de los periódicos y los sueltos de Luis Pérez (1833). Anclajes, vol. XXI, n° 2, mayo-agosto 2017, pp. 41-57, https://doi.org/10.19137/anclajes-2017-2123.
Vázquez, Ana Eugenia. “Reseña de Sarmiento, redactor y publicista. Con textos recobrados de El Progreso (1842-1845) y La Crónica (1849-1850) de Hernán Pas”. Anclajes, vol. 19, n.° 2, 2015, pp. 74-76.
Vicens, María. “Ensayos profesionales: literatura, mujer y trabajo en la prensa porteña finisecular”. Anclajes, vol. XXI, n° 2, mayo-agosto 2017, pp. 77-94, https://doi.org/10.19137/anclajes-2017-2125.
Viú Adagio, Julieta. “Reseña de Crónicas travestis. El periodismo transgresor de Alfonsina Storni, Clarice Lispector y María Moreno de Mariela Méndez”. Anclajes, vol. XXIII, n.° 2, mayo-agosto 2019, pp. 103-104, https://doi.org/10.19137/anclajes-2019-2328.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem aderir à licença Creative Commons 4.0 denominada “Atribución - No Comercial -CompartirIgual CC BY-NC-SA”, por meio da qual é permitido copiar, reproduzir, distribuir, comunicar publicamente o trabalho e gerar trabalhos derivados, desde e quando o autor original é citado e reconhecido. No entanto, você não tem permissão para usar o trabalho ou seus possíveis trabalhos derivados para fins comerciais. os/as autores/as devem aderir à licença Creative Commons 4.0 denominada "Atribuição - Não Comercial-CompartilhaIgual" (CC BY-NC-SA 4.0), que permite a cópia, reprodução, distribuição, comunicação pública da obra e criação de obras derivadas, desde que a autoria original seja citada e reconhecida. No entanto, não é permitido utilizar a obra nem suas possíveis obras derivadas para fins comerciais. Além disso, os/as autores/as cedem à Anclajes os direitos para a publicação de seus textos, mantendo, no entanto, sua propriedade intelectual. Isso significa que a publicação não retém os direitos de reprodução ou cópia (direitos autorais), permitindo que as pessoas responsáveis pela autoria possam disponibilizar as versões finais e divulgá-las em repositórios institucionais, temáticos, páginas pessoais na web ou qualquer outro uso relevante, desde que a fonte original de publicação seja mencionada.