De um insílio insular habanero ao circuito editorial da Espanha do franquismo tardio: Paradiso (1966), de José Lezama Lima
DOI:
https://doi.org/10.19137/anclajes-2021-2523Palavras-chave:
José Lezama Lima, literatura cubana, Paradiso, censura franquista, circuito editorialResumo
Descrevo a trajetória da chegada do romance Paradiso (1966), de José Lezama Lima, à Espanha, que teve uma edição em espanhol autorizada apenas em 1976. Para isso, considero a rede de atores culturais da Península a partir da correspondencia do cubano com os editores e nos documentos de censura franquista, situados no Arquivo Geral da Administração do Ministério da Educação, Cultura e Esporte em Alcalá de Henares.
Downloads
Referências
Abellán, Manuel L. "La escritura franquista y los escritores latinoamericanos". Letras peninsulares, n.º 5.1, 1992, pp. 11-21.
Bueno, Salvador. "La novela cubana de hoy", Ínsula, año XXIII, n.º 260-261, jul.-ago. 1968, pp. 1, 21 y 24.
Bustamante, Fernanda (ed.). El asmático insigne, monstruo de Trocadero. José Lezama Lima y José Agustín Goytisolo. Correspondencia y otros textos. Madrid, Verbum, 2017.
Campo, Jorge. "‘Paradiso’ de José Lezama Lima", Ínsula, año XXIII, n.º 260-261, jul.-ago. 1968, pp. 11 y 28.
Cortázar, Julio. "Para llegar a Lezama". Unión, n.º 4, oct.-dic. 1966, pp. 36-60. [También en Cortázar, Julio. La vuelta al día en ochenta mundos. México, Siglo XXI, 1976, pp. 135-155.]
Fornet, Jorge. El 71. Anatomía de una crisis. La Habana, Ed. Letras Cubanas, 2013.
Lezama Lima, José. Cartas (1939-1976), Introducción y selección de Eloísa Lezama Lima. Madrid, Ed. Orígenes, 1979.
Lezama Lima, José. Cartas a Eloísa y otra correspondencia. Edición comentada e introducción de José Triana. Madrid, Verbum, 1998.
Martínez Laínez, Fernando. "Lezama Lima: a todos soy deudor", Triunfo, año XXIX, n.º 604, 27/04/1974, pp. 56-61.
Masoliver, Juan Antonio. "Reseña: Interrogando a Lezama Lima", La vanguardia española, 29 junio 1972, p. 51.
Merino, José Luis. "Portentoso Lezama", Blogs El país, 14 mayo 2012. <http://blogs.elpais.com/ladrones-de-fuego/2012/05> (enero de 2014).
Prats Fons, Núria. "La censura ante la novela hispanoamericana", en Joaquín Marco y Jordi Gracia (eds.), La llegada de los bárbaros. La recepción de narrativa hispanoamericana en España, 1960-1981. Barcelona, Edhasa, 2004, pp. 189-218.
Prats Sariol, José. "Paradiso: recepciones", y “Resúmenes críticos de los capítulos de Paradiso”, en Lezama Lima, José, Paradiso. Edición crítica. Cintio Vitier (coord.), Madrid, ALLCA XX, Colección Archivos, 2017, pp. 565-589 y 661-662.
Rojas, Rafael. "Paradiso, el boom y la Guerra Fría", en Aparicio, Yannelyz (ed.), Literatura y cultura cubana en tiempos de cambio. Madrid, Verbum, 2017, pp. 15-30.
Rojas, Rafael. La polis literaria. El boom, la Revolución y otras polémicas de la Guerra Fría. Barcelona, Penguin Random House, 2018.
Sánchez, Pablo. Liturgias utópicas. La revolución cubana en la literatura española. Madrid, Verbum, 2012.
Tena Fernández, Ramón. "Reacciones de la Editorial Fundamentos ante la censura franquista: entrevista a Cristina Vizcaíno Auger", Revista chilena de literatura, nov. 2018, n.º 98, pp. 383-394.
Triana, José. "Introducción", en Lezama Lima, José, Cartas a Eloísa y otra correspondencia. Madrid, Verbum, 1998, pp. 17-29.
Valente, José Ángel. "José Lezama Lima", Índice, n.º 232, jun. 1968, año XXIII, p. 30.
Valente, José Ángel. "Carta abierta a José Lezama Lima", Ínsula, año XXIII, n.º 260-261, jul.-ago. 1968, p. 3.
Zambrano, María. "José Lezama Lima en La Habana", Índice, n.º 232, jun. 1968, año XXIII, pp. 40-42.
Zambrano, María. "Cuba y la poesía de José Lezama Lima", Ínsula, año XXIII, n.º 260-261, jul.-ago. 1968, p. 4.
COMUNICACIÓN PERSONAL ALBERGADA EN EL FONDO PERSONAL JOSÉ LEZAMA LIMA. SALA CUBANA, BIBLIOTECA NACIONAL DE CUBA JOSÉ MARTÍ
Fondo JLL-BNCJM: 655 / CARLOS BARRAL [carta mecanografiada a J. Lezama Lima. Barcelona, 25/10/1966].
Fondo JLL-BNCJM: 1140 / JOSÉ LEZAMA LIMA [carta mecanografiada a Carlos Barral. La Habana, 03/10/1967. También en Cartas a Eloísa y otra correspondencia, 1998: 355].
Fondo JLL-BNCJM: 656 / CARLOS BARRAL [carta mecanografiada a J. Lezama Lima. 27/05/1970].
Fondo JLL-BNCJM: 1212 / CARLOS BARRAL [carta mecanografiada a J. Lezama Lima. 31/05/1972].
Fondo JLL-BNCJM: 1213 / JOSÉ LEZAMA LIMA [carta mecanografiada a Carlos Barral. La Habana, 26/10/1972].
Fondo JLL-BNCJM: 657 / CARLOS BARRAL [carta mecanografiada a J. Lezama Lima. Barcelona, 17/09/1973].
Fondo JLL-BNCJM: 1214 / JOSÉ LEZAMA LIMA [carta mecanografiada a Carlos Barral. La Habana, 31/10/1973].
Fondo JLL-BNCJM: 837 / CRISTINA VIZCAINO [carta mecanografiada a J. Lezama Lima. 13/09/1974].
Fondo JLL-BNCJM: 1.163 / JOSÉ LEZAMA LIMA [carta mecanografiada a José Luis Merino. La Habana, 03/06/1970. También en Cartas a Eloísa y otra correspondencia, 1998: 406].
EXPEDIENTES ARCHIVO GENERAL DE LA ADMINISTRACIÓN. MINISTERIO DE EDUCACIÓN, CULTURA Y DEPORTE DEL GOBIERNO DE ESPAÑA
N.º 9652-68 / J. Lezama Lima. Paradiso. Equipo editorial San Sebastián.
N.º 10321-73 / J. Lezama Lima. Paradiso. Barral editores.
N.º 12628-74 / J. Lezama Lima. Paradiso. Editorial Fundamentos.
N.º 13838-75 / J. Lezama Lima. Paradiso. Editorial Fundamentos.
N.º 3017-76 / J. Lezama Lima. Paradiso. Editorial Fundamentos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem aderir à licença Creative Commons 4.0 denominada “Atribución - No Comercial -CompartirIgual CC BY-NC-SA”, por meio da qual é permitido copiar, reproduzir, distribuir, comunicar publicamente o trabalho e gerar trabalhos derivados, desde e quando o autor original é citado e reconhecido. No entanto, você não tem permissão para usar o trabalho ou seus possíveis trabalhos derivados para fins comerciais. os/as autores/as devem aderir à licença Creative Commons 4.0 denominada "Atribuição - Não Comercial-CompartilhaIgual" (CC BY-NC-SA 4.0), que permite a cópia, reprodução, distribuição, comunicação pública da obra e criação de obras derivadas, desde que a autoria original seja citada e reconhecida. No entanto, não é permitido utilizar a obra nem suas possíveis obras derivadas para fins comerciais. Além disso, os/as autores/as cedem à Anclajes os direitos para a publicação de seus textos, mantendo, no entanto, sua propriedade intelectual. Isso significa que a publicação não retém os direitos de reprodução ou cópia (direitos autorais), permitindo que as pessoas responsáveis pela autoria possam disponibilizar as versões finais e divulgá-las em repositórios institucionais, temáticos, páginas pessoais na web ou qualquer outro uso relevante, desde que a fonte original de publicação seja mencionada.