Territorialidade e escolaridade. Escolas de muito difícil acesso entre comunidades indígenas camponesas (Tucumán, Argentina)

  • Gabriela soledad Varela Freire Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas - Laboratorio de Arquitecturas Andinas y Construcción con Tierra, Universidad Nacional de Jujuy image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.19137/huellas-2024-2807

Palavras-chave:

territorio, multiterritorialidad, escuelas rurales, alta montaña

Resumo

Para a realização deste trabalho, começamos por conceber os estabelecimentos de ensino estaduais e suas arquiteturas escolares como espaços nos quais se viabiliza parte da construção territorial realizada pelos Estados. Por sua vez, estando localizados em cidades ou zonas rurais (agrupadas ou dispersas) e interagindo com diferentes grupos sociais, serão considerados espaços em torno dos quais se criam uma multiplicidade de territorialidades. A partir disto, neste artigo se busca identificar como o espaço da escola estadual colabora na produção de territorialidade nos contextos de comunidades indígenas-camponesas localizadas em áreas montanhosas de muito difícil acesso na província de Tucumán, Argentina. Ao mesmo tempo, é interessante poder visualizar as nuances que se geram na interação entre as territorialidades das comunidades indígenas-camponesas e das instituições escolares, nestes contextos particulares. Este trabalho começou com a identificação e análise de quatorze escolas rurais de muito difícil acesso localizadas nos sistemas montanhosos de Cumbres Calchaquíes e Sierras de Quilmes, áreas habitadas principalmente por comunidades indígenas-camponesas. Entre os principais resultados, propõe-se que nesses contextos específicos a territorialidade estadual buscada desde os estabelecimentos de ensino e as práticas escolares vê-se interpelada e modificada pelas práticas locais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Arenas, P. y Ataliva, V. (2017). Las comunidades indígenas: etnoterritorios, prácticas y saberes ancestrales. Buenos Aires: ediciones Imago Mundi.

Benedetti, A. (2009). Territorio, concepto clave de la geografía contemporánea. Revista 12(ntes) DIGITAL para el día a día, 5-8.

Benedetti, A. (2011). “Territorio: concepto integrador de la geografía contemporánea” (11-82). En Souto, P. (Coord). Territorio, lugar, paisaje. Prácticas y conceptos básicos en geografía. Buenos Aires: Editorial Facultad de Filosofía y Letras, UBA.

Corrigan, P. y Sayer, D. (2007). “El gran arco: La formación del Estado inglés como revolución cultural” (39-116). En Lagos, M. y Calla, P. (Comp.). Antropología del Estado. Dominación y prácticas contestatarias en América Latina. La paz: Cuaderno de Futuro N°23.

Haesbaert, R. (2011). El mito de la desterritorialización. Del “fin de los territorios” a la multiterritorialidad. D. F.: Siglo XXI.

Haesbaert, R. (2013). Del mito de la desterritorialización a la multiterritorialidad. Revista Cultura y representaciones sociales. Vol 8, n°15, 9-42. Disponible en: http://www.culturayrs.unam.mx/index.php/CRS/issue/view/39. (Consulta: 10/10/2020).

Haesbaert, R. (2019). Regional-global: dilemas de la región y de la regionalización en la geografía contemporánea. Buenos Aires: Editorial de la Facultad de Filosofía y Letras; y Bogotá, Colombia: Universidad Pedagógica Nacional.

Lindón, A. (2007). Espacialidades, desplazamientos y trasnacionalismo. Papeles de población, nº53, 71-101.

Lopes de Souza, M. (1995). “O território: sobre espaço e poder, autonomia e desenvolvimento”. En Elias de Castro, I.; Da Costa Gomes, P. C. y Lobato Corrêa, R. (Orgs.). Geografia: conceitos e temas. Río de Janeiro: Bertrand.

Manzanal, M. (2007). “Territorio, poder e instituciones. Una perspectiva crítica sobre la producción del territorio”. En Manzanal, M.; Arzeno, M. y Nussbaumer, B. (Comps.). Territorios en construcción. Actores, tramas y gobiernos: entre la cooperación y el conflicto. Buenos Aires: Ciccus.

Santos, M. (1996). De la totalidad al lugar. Barcelona: Oikos-tau.

Santos, M. (2000). La naturaleza del espacio: técnica y tiempo. Razón y emoción. Barcelona: Editorial Ariel.

Varela Freire, G. S. (2023). Las escuelas rurales y la gestión de la arquitectura escolar estatal: las escuelas de muy difícil acceso de montaña en Tucumán, Argentina (1993-2015). [Tesis de Doctorado inédita]. Facultad de Arquitectura y Urbanismo, Universidad Nacional de Tucumán, Argentina.

Publicado

2024-05-02

Como Citar

Varela Freire, G. soledad. (2024). Territorialidade e escolaridade. Escolas de muito difícil acesso entre comunidades indígenas camponesas (Tucumán, Argentina). Huellas, 28(1), 102–123. https://doi.org/10.19137/huellas-2024-2807

Edição

Seção

Artículos