Matrizes de treinamento: Uma proposta para analisar prática pedagógica e comunidade social na Universidade
DOI:
https://doi.org/10.19137/cuadex-2020-04-03Palavras-chave:
Matriz de treinamento, Prática pedagógica e sócio-comunitária, Integralidade de funções, UniversidadeResumo
Nos últimos 10 anos, na América Latina em geral e na Argentina em particular, se as práticas sociocomunitárias foram institucionalizadas na educação universitária, elas foram integradas à extensão com a educação e a pesquisa. Apesar do pouco tempo, tem havido um número significativo de relatos de experiências que seriam impossíveis mencioná-lo; mas a menor proporção de trabalho destinada a criar ferramentas que possam analisar este tipo de práticas. Tendo em conta este panorama, traça-se neste trabalho um instrumento teórico-metodológico provisório, que permite a análise de práticas sociocomunitárias. Ajuda a revelar os fundamentos políticos, territoriais, humanos e epistemológicos, o que, em suma, ajuda a avaliar ações com base na intencionalidade e nos permite continuar construindo novos conhecimentos, pois se constitui em uma ferramenta heurística.
Downloads
Referências
Acosta, C.; Baigorria, M.; Ortiz, S. (2016). La experiencia de las prácticas socio-comunitarias en la Escuela Quechalen. En Baigorria, S. (Comp.) Diálogos en territorio. Sobre las prácticas socio-comunitarias en la Escuela Quechalén (2016- 2017). UNIRIO Editora. Río Cuarto - Argentina.
Alayón, N. (1980). El asistencialismo en la política social y en el Trabajo Social. Revista Acción Crítica. Nro. 7. Julio 1980. Publicación del Centro Latinoamericano de Trabajo Social y de la Asociación Latinoamericana de Escuelas de Trabajo Social. Lima, Perú.
Brenes, A. al et (2009). José Luis Rebellato. Un intelectual radical. Coedición Extensión- Eppal - Nordan. Montevideo, Uruguay.
Cano A. y Castro D. (2011). Construcción de un marco analítico para el estudio de los modelos pedagógicos en los Espacios de Formación Integral de la Universidad de la República. Ponencia al XI Congreso Iberoamericano de Extensión. Universidad Nacional del Litoral (UNL). Argentina.
De Sousa Santos, B. (2006). Renovar la teoría crítica y reinventar la emancipación social. Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO). Buenos Aires, Argentina.
Enríquez, P. y Figueroa, P. (2014). Escuela de sectores populares. Notas para pensar la construcción de contenidos escolares desde el saber popular y el académico-científico. Miño y Dávila. Buenos Aires.
Freire, P. (2004). El Grito Manso. Siglo XXI EDITORES. Buenos Aires, Argentina.
Freire, P. (2007). Pedagogía del Oprimido. Editorial siglo XXI. Buenos Aires (19º edición de la obra original de 1970).
Grosfoguel, R . (2016). Del extrativismo económico ao extrativismo epistêmico e extrativismo ontológico: uma forma destrutiva de conhecer, ser e estar no mundo. En Tabula Rasa [online]. Nro.24, pp.123-143. http://www.revistatabularasa.org/numero-24/06grosfoguel.pdf
McCarthy, T. (1987). La teoría crítica de Jürgen Habermas. Editorial Tecnos. Madrid.
Mora, D. (2011). Modelo pedagógico y didáctico Sociocomunitario, Interdisciplinario, Productivo, Crítico e Investigativo (SIPCI) en Integra Educativa Vol.IV/Nº3.
Tommasino, H. (2012). El proceso de la integralidad en la extensión universitaria de la Universidad de la República de Uruguay, en presentación en la Universidad de Entre Ríos, Argentina, (inédito).
Spink, P. (2005). Replanteando la investigación de campo: relatos y lugares. En Athenea Digital - núm. 8. pp. 1-9.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Comité Editorial de la Revista Cuadernos de Extensión Universitaria de la UNLPam:
Por la presente, declaro que soy autor/a del artículo titulado (nombre del artículo), de carácter original e inédito. En caso de que este artículo fuera aceptado para su publicación en Cuadernos de Extensión Universitaria de la UNLPam, autorizo a la revista a publicarlo en forma digital y a difundirlo en sus redes sociales.
Asimismo, adhiero a la licencia Creative Commons denominada “Atribución - No Comercial CC BY-NC-SA”, mediante la cual se permite copiar, reproducir, distribuir, comunicar públicamente la obra y generar obras derivadas, siempre y cuando se cite y reconozca al autor original.