Marosa di Giorgio y Juana Molina: usar a voz como ferramenta

DOI:

https://doi.org/10.19137/anclajes-2025-29212

Palavras-chave:

Marosa di Giorgio, Juana Molina, Crítica Literária, Cone Sul, Siglo XXI

Resumo

Em 2008, a cantora argentina Juana Molina lançou a música “Los hongos de Marosa”, marcando um vínculo com a poetisa Marosa di Giorgio ao retomar seus temas e expressões. Analisamos como a cantora reelabora a obra imaginativa do poeta salteano, partindo da noção de imaginação material e mergulhanas formas enunciativas em que opera o trabalho de reescrita de Molina, ao formar corposabertos a ontologias diferentes das humanas. Para isso, nos aprofundamos no canto da poesia (música) e na poesia como formas que possibilitam diagramar imaginações que possibilitamumamaterialidade viva e fragmentária. São retomadas as discussõesem torno da imaginação material, a fim de analisar a escrita de Marosa di Giorgio emrelaçãoaos postulados dos novos materialismos, particularmente com base na Tese de Gaia. Por fim, sãofeitasabordagensàsteoriasem torno da voz e como Juana Molina recebe a obra de Marosa di Giorgio para continuar imaginando outras formas de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tomás Siac, LAILaC - City University of New York - Centro de Investigaciones de la Facultad de Filosofía y Humanidades

Licenciado en Letras Modernas, en la orientación en estudios críticos del discurso, por la Universidad Nacional de Córdoba, Argentina. Doctorando en el departamento Latin American, Iberian and Latinx Cultures en Graduate Center en The City University of New York, Estados Unidos. Especialista en Literatura Barroca, Neobarroca y Neobarrosa Latinoamericana, Posthumanismo y Neomaterialismos con énfasis en la Tesis Gaia y la obra de Lynn Margulis. Ha publicado “Por una poética zoofílica en Marosa di Giorgio: repensar el estatuto animal en nuestra contemporaneidad” en el libro Emergencia de lo animal en el mundo contemporáneo (2025) (ILECA).

Referências

Agamben, Giorgio. Idea de la prosa. Adriana Hidalgo Editora, 2015.

Aït-Touati, Frédérique y Coccia, Emanuele. “Gaia, la vida en escena”. El grito de Gaia. Miluno, 2023, pp. 11-25.

Bajtín, Mijaíl. Estética de la creación verbal. Siglo XXI editores, 1982.

Barad, Kared. “No Small Matter: Mushroom Clouds, Ecologies of Nothingness, and Strange Topologies of Spacetimemattering”. Arts of living in a damaged planet, edited by Anna Tsing et al, The University of Minnesota Press, 2017, pp. G103-G20.

Bellessi, Diana. La pequeña voz del mundo. Caballo Negro Editora, 2023.

Cortes Rocca, Paola y Luz Horne. “La imaginación material. Restos, naturaleza y vida en la estética latinoamericana contemporánea”. Estudios de Teoría Literaria. Revista digital: artes, letras y humanidades, vol. 10, n.° 21, marzo 2021, pp. 4-15, https://fh.mdp.edu.ar/revistas/index.php/etl/article/view/4913

Di Giorgio, Marosa. “15”. Los papeles salvajes. Adriana Hidalgo Editora, 2018, p. 96. “Hongos (fragmento del film marosa)”. Youtube, subido por Magdalenaroter, 19 de mayo de 2010, www.youtube.com/watchv=xg83034ahqQ&ab_channel=magdalenaroter

Kamenszain, Tamara. Chicas en tiempos suspendidos. Eterna Cadencia Editora, 2021.

Latour, Bruno. ¿Dónde estoy? Una guía para habitar el planeta. Taurus, 2022

Latour, Bruno. Nunca fuimos modernos. Ensayos de antropología simétrica. Siglo Veintiuno Editores, 2007.

Lovelock, James y Lynn Margulis. Writing Gaia: The Scientific Correspondence of James Lovelock and Lynn Margulis, editado por B. Clarke y S. Dutreuil. University Press, 2022.

Lowenhaupt Tsing, Anna. Los hongos del fin del mundo. Sobre la posibilidad de vida en las ruinas capitalistas. Caja Negra Editora, 2023.

Margulis, Lynn, Dorion Sagan. Captando genomas. Una teoría sobre el origen de las especies. Editorial Kairós, 2003.

Milone, Gabriela. Luz de Labio. Ensayos de habla poética. Portaculturas, 2015.

Molina, Juana. “Los hongos de Marosa”. Un día, Domino Records, 2008.

Parker, Ingrid M. “Remebering in Our Amnesia, Seeing in Our Blindness”. Arts of living in a damaged planet, editado por Anna Tsing et al. The University of Minnesota Press, 2017, pp. M155-M68.

Porrúa, Ana. “La escucha y sus párpados”. Badebec, vol. 4, n.° 7, septiembre 2014, pp. 143-58, https://badebec.unr.edu.ar/index.php/badebec/article/view/96

Soto Calderón, Andrea. Imaginación material. Metales Pesados, 2022.

Suárez, Javier. “The importance of symbiosis in philosophy of biology: an analysis of the current debate on biological individuality and its historical roots”. Symbiosis, vol. 76, 2018, pp. 77–96, doi.org/10.1007/s13199-018-0556-1

Thompson, William Irving. “Prólogo”. Gaia. Implicaciones de la nueva biología. Editorial Kairós, 1992, pp. 7-10.

Publicado

2025-05-06

Como Citar

Siac, T. (2025). Marosa di Giorgio y Juana Molina: usar a voz como ferramenta. Anclajes, 29(2), 165–177. https://doi.org/10.19137/anclajes-2025-29212

Edição

Seção

Artigos