Os escritos da União Soviética nas crônicas El viaje de Luis Spota
DOI:
https://doi.org/10.19137/anclajes-2023-27310Palavras-chave:
Luis Spota, crônica, União Soviética, Luis EcheverríaResumo
As crônicas do escritor mexicano Luis Spota publicadas na editora Joaquín Mortiz em 1973 sob o título de El viaje contam a experiência soviética durante a viagem presidencial de Luis Echeverría, naquele ano. O texto é estruturado a partir das experiências do jornalista na União Soviética. As chaves de leitura se concentram na análise dos testemunhos oferecidos pela obra em contraste com a avaliação crítica de algumas referências à geografia e à história do país do Leste Europeu com a identidade do escritor mexicano.
Downloads
Referências
Alburquerque, Germán. La trinchera letrada. Intelectuales latinoamericanos y Guerra Fría. Santiago, Ariadna Ediciones, 2011.
Beauregard, Luis Pablo. “Luis Echeverría, el gran represor de México muere impune a los 100 años”. El País, 9 de julio 2022, https://elpais.com/mexico/2022-07-09/luis-echeverria-el-presidente-de-mexico-que-murio-impune.html
Bollinger, Joel Ruth. El arte narrativo de Luis Spota: 1947-1968. Tesis de doctorado, Michigan State University, 1972.
Caute, David. The Dancer Defects: The Struggle for Cultural Supremacy during the Cold War. Boston, Oxford University Press, 2003.
Corona, Sonia. “Wikileaks revela el lado más turbio de la presidencia de Echeverría en México. El País, 10 de abril 2013, https://elpais.com/internacional/2013/04/10/actualidad/1365553441_432875.html
David-Fox, Michael. Showcasing the Great Experiment. Cultural Diplomacy and Western Visitors to the Soviet Union, 1921-1941. Oxford, Oxford University Press, 2012.
De Ferrari, Guillermina. “Utopías críticas: la Literatura Mundial según América Latina.” 1616: Anuario de Literatura Comparada, n.º 2, 2012, pp. 15-32.
Franco, Jean. Decadencia y caída de la ciudad letrada: la literatura latinoamericana durante la Guerra Fría. Barcelona, Debate, 2003.
Gallardo-Saborido, Emilio J. y Ilinca Ilian. “Cruzando el Puente Plateado: las relaciones culturales entre América Latina y el Bloque del Este”. Revista de Letras, vol. 57 n.º 2, 2017, pp. 11-4.
Gallardo-Saborido, Emilio J. y Ilinca Ilian. “F(r)icciones culturales entre América Latina y el Bloque del Este/Balcanes durante la Guerra Fría”. Hispanic Research Journal, vol. 22, n.º 4, 2021, pp. 261-68.
Hammond, Andrew (ed.). The Palgrave Handbook of Cold War Literature. Cham, Palgrave MacMillan, 2020.
Iber, Patrick. Neither Peace nor Freedom: The Cultural Cold War in Latin America. Boston, Harvard University Press, 2015.
Jannello, Karina. “Los intelectuales de la Guerra Fría. Una cartografía latinoamericana (1953-1962)”. Políticas de la Memoria n.º 14, 2013-2014, pp. 79-101.
Jiménez de Sandi Valle, Alfonso Germán. “Los desaciertos históricos de la política educativa y el ‘desarrollo compartido’ de Luis Echeverría”. Encrucijada: Revista electrónica del Centro de Estudios en Administración Pública, n.º 32, may-ago 2019, pp. 1-23.
Langtond, Walter M. “Luis Spota. Self made novelist”. Mexican Novel Comes of Age, Indiana, University of Notre Dame Press, 1972, pp. 103-26.
Locane, Jorge. De la literatura latinoamericana a la literatura (latinoamericana) mundial. Berlín, De Gruyter, 2019.
Manzo-Robledo, Francisco. “Reading the Other Side of the Story: Ominous Voice and the Sociocultural and Political Implications of Luis Spota's Murieron a mitad del río”. Studies in 20th Century Literature: vol. 25, n.º 1, 2009, https://doi.org/10.4148/2334-4415.1498
Mendoza García, Jorge. “El jueves de Corpus: la masacre estudiantil de 1971 en México narrada a 50 años”. Polis, vol. 17, n.º 1, 2021, pp. 169-211.
Molloy, Silvia. “Dislocación e intemperie: el viaje de vuelta. Caracol, n.º 10, 2015, pp. 18-37.
Moraes Medina, Mariana. Turistas intelectuales: viaje, política y utopía en María Rosa Oliver y Ezequiel Martínez Estrada. México, Universidad Nacional Autónoma de México, 2020.
Navarra Ordoño, Andreu. El espejo blanco: viajeros españoles en la URSS. Madrid, Forcola, 2016.
Onfray, Michel. Teoría del viaje. Poética de la geografía. Madrid, Taurus, 2016.
Opatrný, Josef. (Coord.). Las relaciones entre Europa Oriental y América Latina 1945-1989. Praga, Universidad Carolina, 2015.
Pedemonte, Rafael. “Una historiografía en deuda: las relaciones entre el continente latinoamericano y la Unión Soviética durante la Guerra Fría.” Historia Crítica, n.º 55, 2015, pp. 231-54.
Pedemonte, Rafael. Guerra por las ideas en América Latina, 1959-1973. Presencia soviética en Cuba y Chile. Santiago de Chile, Universidad Alberto Hurtado, 2020.
Pettinà, Vanni. Historia mínima de la Guerra Fría en América Latina. Ciudad de México, El Colegio de México, 2018.
Pouwels Joel B., “Luis Spota Revisited: An Overview of His Narrative Art”. Revista Hispánica Moderna, año 47, n.º 2, diciembre 1994, pp. 421-35.
Ruiz Durán, Francisco Javier. El papel de los intelectuales en la Guerra fría cultural. España, Editorial Académica Española, 2011.
Rupprecht, Tobias. Soviet Internationalism After Stalin. Cambridge, Cambridge University Press, 2015.
Sánchez Zapatero, Javier. “Utopía y desengaño: análisis comparatista de los libros de viajes a la URSS”. Estudios humanísticos. Filología, n.º 30, 2008, pp. 269-84.
Sanchis Amat, Víctor Manuel. “Los pájaros y los ríos del pueblo”: Efraín Huerta y la escritura del viaje por los países socialistas en los años de la Guerra Fría”. Hispanic Research Journal, vol. 22, n.º 4, 2021, pp. 396-412, https://doi.org/10.1080/14682737.2022.2040909
Sanchis Amat, Víctor Manuel. “La difusión de la literatura mexicana en Checoslovaquia durante la Guerra Fría”. Ars & Humanitas, vol. 15, n.º 2, 2021, pp. 139-158, https://doi.org/10.4312/ars.15.2.139-158
Seck, Bouna Mohamed. “Procesión y proceso en Casi el paraíso de Luis Spota”. Textos sin fronteras: literatura y sociedad, Navarra, EUNSA, 2010, pp. 451-60.
Sefchovich, Sara. “Luis Spota: El novelista de las masas”. Revista de la Universidad de México, n.º 78, 2010, pp. 33-39.
Sefchovich, Sara. Ideología y ficción en la obra de Luis Spota. Grijalbo, México, 1985.
Sheridan, Guillermo. “Octavio Paz y Carlos Fuentes: el dilema Echeverría”. Letras Libres, 24 marzo 2017, https://letraslibres.com/historia/octavio-paz-y-carlos-fuentes-el-dilema-echeverria/
Spota, Luis. El viaje. México, DF, Joaquín Mortiz, 1973.
Torres, Blanca. “La política exterior de México durante el gobierno de Luis Echeverría (1970-1976). El renovado activismo global”. Foro internacional, n.º 250, octubre - diciembre 2022, pp. 677-734.
Trejo Fuentes, Ignacio. “Los muchos méxicos de Luis Spota”. Revista de la Universidad de México, n.º 78, 2010, pp. 40-2.
Westad, Odd Arne. The Cold War. A World History. New York, Basic Books, 2017.
Westad, Odd Arne. The Global Cold War. Third World Interventions and the Making of Our Times. New York, Cambridge University Press, 2007.
Zourek, Michal. “Los viajes de los intelectuales latinoamericanos a Europa Oriental 1947-1956: organización, circuitos de contacto y reflexiones.” Ars & Humanitas vol. 11, n.º 2, 2017, pp. 331–347, http://dx.doi.org/10.4312/ah.11.2.331-347
Zourek, Michal. Praga y los intelectuales latinoamericanos, 1947-1959. Rosario, Prohistoria Ediciones, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem aderir à licença Creative Commons 4.0 denominada “Atribución - No Comercial -CompartirIgual CC BY-NC-SA”, por meio da qual é permitido copiar, reproduzir, distribuir, comunicar publicamente o trabalho e gerar trabalhos derivados, desde e quando o autor original é citado e reconhecido. No entanto, você não tem permissão para usar o trabalho ou seus possíveis trabalhos derivados para fins comerciais. os/as autores/as devem aderir à licença Creative Commons 4.0 denominada "Atribuição - Não Comercial-CompartilhaIgual" (CC BY-NC-SA 4.0), que permite a cópia, reprodução, distribuição, comunicação pública da obra e criação de obras derivadas, desde que a autoria original seja citada e reconhecida. No entanto, não é permitido utilizar a obra nem suas possíveis obras derivadas para fins comerciais. Além disso, os/as autores/as cedem à Anclajes os direitos para a publicação de seus textos, mantendo, no entanto, sua propriedade intelectual. Isso significa que a publicação não retém os direitos de reprodução ou cópia (direitos autorais), permitindo que as pessoas responsáveis pela autoria possam disponibilizar as versões finais e divulgá-las em repositórios institucionais, temáticos, páginas pessoais na web ou qualquer outro uso relevante, desde que a fonte original de publicação seja mencionada.