Romance e acaso na cidade: duas transposições de contos de Julio Cortázar
DOI:
https://doi.org/10.19137/anclajes-2024-2829Palavras-chave:
Literatura argentina, Cinema e literatura, Julio Cortázar, Século XXResumo
A busca masculina por um amor romântico idealizado, por meio de caminhos urbanos marcados pelo acaso, é tema recorrente na narrativa de Julio Cortázar. Analisamos e comparamos as transposições audiovisuais de dois contos de Cortázar nos quais é possível reconhecer diferentes modulações deste romance urbano: os filmes Der gläserne Himmel (Alemanha, 1987), de Nina Grosse, baseado no conto “O outro céu”; e Jogo subterrâneo (Brasil, 2005), de Roberto Gervitz, baseado em “Manuscrito encontrado num bolso”. Ambos os filmes mostram a versatilidade das ficções de Cortázar ao se cruzarem com diferentes gêneros, épocas e contextos. Ao mesmo tempo, reconfiguram a assimetria na construção dos protagonistas masculinos e das personagens femininas, apresentadas como símbolos e não como indivíduos na narrativa de Cortázar.
Downloads
Referências
Báez Rivera, Emilio. “Inversión e invención de imágenes y espejos: el ‘poeticismo’ romántico de Julio Cortázar en su narrativa breve a la luz de Imagen de John Keats”. Alpha, n.° 20, 2004, pp. 29-51, http://dx.doi.org/10.4067/S0718-22012004000200003
Baudelaire, Charles. “A una transeúnte”. Las flores del mal, Madrid, Cátedra, 2006, pp. 362-363.
Bernini, Emilio, coordinador. El matadero. Ensayos de transposición. Literatura / Cine argentinos. n.° 7, Facultad de Filosofía y Letras, Universidad de Buenos Aires, 2010.
Bordwell, David. La narración en el cine de ficción. Barcelona, Paidós, 1996.
Breton, André. El amor loco. Madrid, Alianza, 2008.
Breton, André. Nadja. Santiago de Chile, Fondo de Cultura Económica, 2000.
Caballero Guiral, Juncal. La mujer en el imaginario surreal. Figuras femeninas en el universo de André Breton. Castelló, Universitat Jaume I, 2002.
Cédola, Estela. “El oficiante y el acólito: roles femeninos en la obra de Julio Cortázar”. Nuevo Texto Crítico, n.° 4, 1989, pp. 115-28.
Cortázar, Julio. “Diario para un cuento”. Deshoras, Buenos Aires, Alfaguara, 2004, pp. 207-237.
Cortázar, Julio. “El otro cielo”. Todos los fuegos el fuego, Bogotá, Norma, 1994, pp. 135-159.
Cortázar, Julio. “Las puertas del cielo”. Bestiario, Buenos Aires, Alfaguara, 2000, pp. 107-125.
Cortázar, Julio. “Manuscrito hallado en un bolsillo”. Octaedro, Buenos Aires, Sudamericana, 1974, pp. 55-74.
Der gläserne Himmel. Dirigida por Nina Grosse, 1987.
Diario para un cuento. Dirigida por Jana Bokova, 1998.
Dillon, Alfredo y Teresa Téramo. El arte de contar historias. Adaptaciones en el cine argentino reciente. Buenos Aires, Biblos, 2018.
Feliz Ano Velho. Dirigida por Roberto Gervitz, 1987.
Filer, Malva. “Leer a Cortázar como mujer”. Me gusta cuando callas… Los escritores del “Boom” y el género sexual, editado por Ana Luisa Sierra, San Juan, Universidad de Puerto Rico, 2002, pp. 67-89.
Franco, Jean. “París, ciudad fabulosa”. Novelistas hispanoamericanos de hoy, coordinado por Juan Loveluck, Madrid, Taurus, 1984, pp. 271-90.
Fumagalli, Armando. I vestiti nuovi del narratore. L’adattamento da letteratura a cinema. Milán, Educatt, 2015.
Genette, Gérard. Palimpsestos. La literatura en segundo grado. Barcelona, Taurus, 1989.
Girón, Jacqueline. “Dimensión mítico-poética del personaje femenino en siete cuentos de Julio Cortázar”. Las múltiples caras de Cortázar, editado por Francisco García-Moreno Barco, Mayagüez, Universidad de Puerto Rico, 2005, pp. 45-63.
Haacke, Riley. “Developing a Feminist Pedagogy: A Look at Intersectionality and Poe's Women”. Criterion: A Journal of Literary Criticism, vol. 10, n.° 1, 2017, pp. 117-25, https://scholarsarchive.byu.edu/criterion/vol10/iss1/14
Hausmann, Matthias y Jörg Türschmann, editores. La literatura argentina y el cine. El cine argentino y la literatura. Madrid-Frankfurt, Iberoamericana-Vervuert, 2019.
Hutcheon, Linda. A Theory of Adaptation. Nueva York, Routledge, 2013.
Jogo subterraneo. Dirigida por Roberto Gervitz, 2005.
Lautréamont. Los cantos de Maldoror. Santa Clara, Sed de Belleza, 2006.
López Petzoldt, Bruno. Los relatos de Julio Cortázar en el cine de ficción (1962-2009). Madrid-Frankfurt, Iberoamericana-Vervuert, 2014.
Ludmer, Josefina. Onetti. Los procesos de construcción del relato. Buenos Aires, Eterna Cadencia, 2009.
Marechal, Leopoldo. Adán Buenosayres. Buenos Aires, Perfil, 1998.
Montaldo, Graciela. “Contextos de producción”. Rayuela, edición crítica a cargo de Julio Ortega y Saúl Yurkievich, Buenos Aires, Fondo de Cultura Económica, 1992, pp. 583-96.
Pacheco, Gustavo. “Memorias del subdesarrollo. Cómo se lee el cuento argentino en Brasil”. Cuadernos hispanoamericanos, n.° 827, 2019, pp. 8-22.
Picon Garfield, Evelyn. ¿Es Julio Cortázar un surrealista? Madrid, Gredos, 1975.
Pizarnik, Alejandra. “Nota sobre un cuento de Julio Cortázar: ‘El otro cielo’”. La vuelta a Cortázar en nueve ensayos, compilado por Sara Vinocur de Tirri y Néstor Tirri, Buenos Aires, Carlos Pérez, 1969, pp. 55-62.
Poe, Edgar Allan. “Annabel Lee”. Poesía completa, Madrid, Hiperión, 2010, pp. 262-65.
Poe, Edgar Allan. “Manuscrito hallado en una botella”. Cuentos, Madrid, Alianza, 2002, pp. 48-54.
Prova de Coragem. Dirigida por Roberto Gervitz, 2015.
Puigdomènech, Jordi. Cortázar y el cine. Escribir en imágenes. Madrid, Ediciones JC, 2022.
Puleo, Alicia. “Mujer y sexualidad en la obra de Julio Cortázar”. Debats, n.° 85, 2004, pp. 78-85.
Rajewsky, Irina. “Intermediality, Intertextuality, and Remediation: A Literary Perspective on Intermediality”. Intermediality: History and Theory of the Arts, Literature and Technologies, n.° 6, 2005, pp. 43-64.
Sabouraud, Frédéric. La adaptación. El cine necesita historias. Madrid, Paidós, 2010.
Sánchez Noriega, José Luis. De la literatura al cine. Teoría y práctica de la adaptación. Barcelona, Paidós, 2000.
Sarlo, Beatriz. “Una literatura de pasajes”. Espacios de crítica y producción, n.° 14, Universidad de Buenos Aires, 1994, pp. 16-8.
Segre, Cesare. Principios de análisis del texto literario. Barcelona, Crítica, 1985.
Theobald, Willy. “Mord in der Passage”, Der Spiegel, n.° 17, 24 abr. 1988, s/p. https://www.spiegel.de/kultur/mord-in-der-passage-a-f9480005-0002-0001-0000-000013529416
Wolf, Sergio. Cine / Literatura. Ritos de pasaje. Buenos Aires, Paidós, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Alfredo Dillon
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores devem aderir à licença Creative Commons 4.0 denominada “Atribución - No Comercial -CompartirIgual CC BY-NC-SA”, por meio da qual é permitido copiar, reproduzir, distribuir, comunicar publicamente o trabalho e gerar trabalhos derivados, desde e quando o autor original é citado e reconhecido. No entanto, você não tem permissão para usar o trabalho ou seus possíveis trabalhos derivados para fins comerciais. os/as autores/as devem aderir à licença Creative Commons 4.0 denominada "Atribuição - Não Comercial-CompartilhaIgual" (CC BY-NC-SA 4.0), que permite a cópia, reprodução, distribuição, comunicação pública da obra e criação de obras derivadas, desde que a autoria original seja citada e reconhecida. No entanto, não é permitido utilizar a obra nem suas possíveis obras derivadas para fins comerciais. Além disso, os/as autores/as cedem à Anclajes os direitos para a publicação de seus textos, mantendo, no entanto, sua propriedade intelectual. Isso significa que a publicação não retém os direitos de reprodução ou cópia (direitos autorais), permitindo que as pessoas responsáveis pela autoria possam disponibilizar as versões finais e divulgá-las em repositórios institucionais, temáticos, páginas pessoais na web ou qualquer outro uso relevante, desde que a fonte original de publicação seja mencionada.