Geografia e Geógrafos do século XXI: Horizontes e perspectivas
Palavras-chave:
globalização, territórios, transformações, geografia, expectativas profissionaisResumo
O presente trabalho reúne análises e reflexões que o auto expus nos últimos anos em diversas conferencias e cursos destinados a docentes, investigadores, graduados e alunos de graduação e pós-graduação das universidades nacionais do Nordeste (UNNE), Patagônia Austral (UNPA) e Catamarca (UNCa) na Argentina e da Universidade Pedagógica e Tecnológica da Colômbia (UPTC). O objetivo é contribuir no diagnóstico da configuração do mundo atual e das transformações que evidenciam os espaços geográficos com a intenção de dar um novo significado ao papel da geografia e de seus fazedores em um contexto de grande dinamismo. Nesse sentido, põem-se à vista alguns análises, apreciações e reflexões próprios e outros de destacados pensadores que aportam valiosas ideias, percepções e preocupações sobre o estado da geografia e as perspectivas existentes para afrontar as mudanças que acontecem na disciplina e os que, inevitavelmente, acontecerão nos próximos anos.
Downloads
Referências
Berciano Villalibre, M. (1998). Debate en torno a la Posmodernidad. Madrid, España: Editorial Síntesis.
Bernete, F. (2010). Usos de las TIC, relaciones sociales y cambios en la socialización de las y los jóvenes. Revista de Estudios de Juventud, (88), Universidad Complutense de Madrid, 97-114.
Blanco, J. (2009). Espacio y territorio: elementos teórico-conceptuales implicados en el análisis geográfico. En: M. V. Fernández Caso y R. Gurevich. Geografía. Nuevos temas, nuevas preguntas. Un temario para su enseñanza (pp. 37-64). Buenos Aires, Argentina: Ed. Biblos.
Buzai, G. (1998). Impacto de la geotecnología en el desarrollo teórico metodológico de la ciencia geográfica. Hacia un nuevo paradigma en los albores del siglo XXI. Tesis Doctoral. Mendoza, Argentina: Facultad de Filosofía y Letras de la Universidad Nacional de Cuyo.
Capel, H. (1998). Una geografía para el siglo XXI. Scripta Nova.
Revista Electrónica de Geografía y Ciencias Sociales, 2 (19), Universidad de Barcelona, 1998, 1-13.
Cuadra, D. E. (2013). Teoría de la geografía: reflexiones en torno a la identidad de la disciplina. Revista Perspectiva Geográfica, 18 (2), Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia, 325-46.
Cuadra, D. E. (2014). Los enfoques de la geografía en su evolución como ciencia. Revista Geográfica Digital, 11 (21), Universidad Nacional del Nordeste, 1-22.
Daus, F. (1978). Qué es la geografía. Buenos Aires, Argentina: Editorial Columbia. Oikos.
Galeano, E. (2001). Palabras andantes. Buenos Aires, Argentina: Producciones Gráficas S.R.L.
Gurevich, R. (2005). Sociedades y territorios en tiempos contemporáneos. Una introducción a la enseñanza de la geografía. Buenos Aires, Argentina: Fondo de Cultura Económica S. A.
Harvey, D. (1998). La condición de la posmodernidad. Investigación sobre los orígenes del cambio cultural. Buenos Aires, Argentina: Amorrortu Editores.
Lacoste, Y. (1977). La geografía un arma para la guerra. Barcelona, España: Ed. Anagrama.
Liendo, O. y Romegialli, M. (1997). La enseñanza de la Geografía en un mundo globalizado. Geografía y globalización en el siglo XX. Buenos Aires, Argentina: Contribuciones Científicas GǢA-Sociedad Argentina de Estudios Geográficos.
López Fernández, J. (2016). De las TIG a las TAG en la formación docente. XVII Congreso Nacional de Tecnologías de Información Geográfica. AGE, CSIC, Málaga, España, 1-6.
Martínez Rivillas, A. (2011). El debate epistemológico contemporáneo sobre los objetos de estudio de la geografía y una propuesta preliminar de geografía multidimensional. Revista Perspectiva Geográfica, (16), 267-88.
Ortega Valcárcel, J. (2000). Los horizontes de la geografía. Barcelona, España: Ariel Geografía.
Peña Mohr, J. y Cae, G. (1985). Investigación en Tecnología de Salud. Proceso-Disciplinas-Campos-Prioridades. Washington D.C, E.E.E.U.U.: Organización Panamericana de la Salud (OMS), Programa de Desarrollo de Tecnología en Salud.
Pickenhayn, J. A. (1994). Epistemología y Geografía. Buenos Aires, Argentina: Ed. Plus Ultra.
Pinto Blanco, A. (2014). Construcción colectiva de conocimiento: de la teoría a la práctica a través de ambientes digitales. Antioquía, Colombia: Institución Universitaria Envigado. Ciencia, Educación y Desarrollo.
Serrano, J. (24-12-2009). Reflexión de Einstein. El Periódico Mediterráneo. Recuperado de https://www.elperiodicomediterraneo.com/noticias/opinion/reflexion-einstein_518520.html
Soja, E. (1997). El tercer espacio. Ampliando el horizonte de la imaginación geográfica. Geográfikos. Revista del 6º Encuentro de Geógrafos de América Latina, (8), Buenos Aires, Argentina, 71-76.