Extensão universitária e covid-19. Experiências da Faculdade de Espanhol para não falantes de espanhol
DOI:
https://doi.org/10.19137/cuadex-2022-06-0202Palavras-chave:
extensão universitária, competência comunicativa, comunicação intercultural, redes sociais, Bacharel em Língua Espanhola para Não Falantes de EspanholResumo
Entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2016-2030, o número 4 visa alcançar educação inclusiva e de qualidade para todos e promover uma cultura de paz. No ensino de uma língua estrangeira, a comunicação intercultural é fundamental. No entanto, em tempos em que o confinamento e o não comparecimento estão arruinando uma interação entre nativos e não nativos que promove uma comunicação intercultural adequada, a Faculdade de Espanhol para Não Falantes de Espanhol da Universidade de Havana se viu obrigada a encontrar as formas ideais para atender os objetivos propostos no currículo de carreira. Uma delas foi a Extensão Universitária. O objetivo deste trabalho é expor as experiências da Faculdade para desenvolver as habilidades comunicativas dos educandos e sua inserção na comunidade da Extensão Universitária e as conquistas em tempos de COVID-19.
Downloads
Referências
AA. VV. (2008). «Competencia comunicativa». Diccionario de términos clave de ELE. https://cvc.cervantes.es/ensenanza/biblioteca_ele/diccio_ele/diccionario/cortesia.htm
Aguilera-Ruiz, C. et al. (2017). El modelo flipped classroom. Revista International Journal of Developmental and Educational Psychology, 4(1), pp. 261-266. http://www.redalyc.org/articulo.oa?d=349853537027
Barrera, S.; Cabrera J.S. y Puig, Y. (2019). La formación intercultural en la Facultad de Español para No Hispanohablantes. En Educación en la diversidad (Primera parte). REDIPE, pp. 40-52.
Camilo, E. y Pérez, A. (2020). La mediación tecnológica en la extensión universitaria para la promoción de salud. Revista MEDISAN, 24(6), pp. 1266-1277. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=scl_arttex&pid=S1029-301920200001266&Ing=es
Cedeño, J. y Machado, E. (2012). Papel de la Extensión Universitaria en la transformación local y el desarrollo social. Revista Humanidades Médicas, 12(3), Ciudad de Camagüey, sep-dic. Cuba. pp. 371-390. https://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1727-12020120030002&tlng=es
Consejo de Europa (2001). Marco Común Europeo de Referencia para las Lenguas: aprendizaje, enseñanza, evaluación. Madrid: Instituto Cervantes- Ministerio de Educación, Cultura y Deporte, Anaya, 2002. http://cvc.cervantes.es/obref/marco
Delors, J. (2002). La educación encierra un tesoro. Revista Cubana Educ Med Super, 16(1), pp. 47-72.
FENHI (2011). Plan de Estudio de la carrera Lengua Española para No Hispanohablantes. Ministerio de Educación Superior, La Habana, Cuba.
Mijares, L. y Peña, R. (2020). La comunicación intercultural entre alumnos universitarios: influencia en la formación de actitudes y valores. Revista Mendive, 18(1), enero-marzo, pp. 34-47. http://mendive.upr/index.php/MendiveUPR/article/view/1734
Montero, A. y Montero, L. A. (2017). Un espejo entre la universidad y la sociedad: la extensión universitaria. Revista Universidad de La Habana, (283), ene-jun, pp. 114-125. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=scielo
Quiñones, A. et al. (2018). Uso de la tecnología en la gestión extensionista, efectividad de la página web extensión universitaria. Revista Cubana de Ciencias Informáticas, 12(Supl.1), pp. 176-189. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttex&pid=S222718992018000500013&Ing=es&tlng=es
Sánchez, M. (2004). La extensión universitaria en Venezuela. Revista Educere, 8(24), enero-marzo, pp. 83-94. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=35602414
UNSADA (s/f). ¿Qué es la Extensión Universitaria? Universidad Nacional San Antonio de Areco. https://unsada.edu.ar/extensión/que-es-la-extension-universitaria.htlm
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Comité Editorial de la Revista Cuadernos de Extensión Universitaria de la UNLPam:
Por la presente, declaro que soy autor/a del artículo titulado (nombre del artículo), de carácter original e inédito. En caso de que este artículo fuera aceptado para su publicación en Cuadernos de Extensión Universitaria de la UNLPam, autorizo a la revista a publicarlo en forma digital y a difundirlo en sus redes sociales.
Asimismo, adhiero a la licencia Creative Commons denominada “Atribución - No Comercial CC BY-NC-SA”, mediante la cual se permite copiar, reproducir, distribuir, comunicar públicamente la obra y generar obras derivadas, siempre y cuando se cite y reconozca al autor original.