Conhecimento, legitimidade e formação na intersecção dos mundos do trabalho
DOI:
https://doi.org/10.19137/praxiseducativa-2024-280103Palavras-chave:
treinamento del trabalho; discurso pedagógico; hierarquia do conhecimento; mundos do trabalho; processos produtivosResumo
O artigo tem como objetivo problematizar a conceituação das relações entre o mundo do trabalho e a formação. A viagem termina numa 'ordenação provisória' de conhecimentos que são mobilizados nas diversas esferas de trabalho(s). O artigo começa com uma breve caracterização da estrutura do trabalho remunerado na Argentina, que é a referência legítima de conhecimento da força de trabalho; Em segundo lugar, organiza-se uma forma de abordagem à diversidade de mundos do trabalho (remunerado, doméstico e comunitário) onde se desenvolvem relações e formas de conhecer na produção; Na terceira etapa, são expostas as tensões entre hierarquias de conhecimento e processos produtivos, a partir das quais, na seção seguinte, são elaboradas as intersecções entre esferas de trabalho e o cruzamento de saberes entre elas; Termina com uma organização provisória de tipos de conhecimento em relação aos diversos mundos do trabalho.
Downloads
Referências
Ayuso, M. L. (2006). Genealogía de una categoría: los Saberes Socialmente Productivos (SSP). Educação
Unisinos, 10(2), 91-101. Universidade do Vale do Rio dos Sinos São Leopoldo.
Bambirra, V. (1999). El capitalismo dependiente latinoaméricano. Editorial Siglo XXI.
Barattini, M. (2009). El trabajo precario en la era de la globalización. ¿Es posible la organización? Polis, Revista
de la Universidad Bolivariana, 8(24), 17-37.
Barbier, J. M. (1996). Savoirs Théoriques et savoirs d’action. PUF.
Bauni, N. (2022). Innovar y autogestionar. La organización del trabajo en las empresas recuperadas. Teseo.
Beck, J. (2013). Powerful knowledge, esoteric knowledge, curriculum knowledge. Cambridge Journal of
Education, 43(2), 177.193. https://doi.org/doi:10.1080/0305764X.2013.767880
Bernstein, B. (1990). The structuring of pedagogic discourse. Volume IV. Class, Codes and Control. Routledge.
Bernstein, B. (2000). Pedagogy, symbolic control and identity: theory, research, critique. Rowman & Littlefield.
Boltanski, L. y Chiapello, È. (2002). El nuevo espíritu del capitalismo. Akal.
Borello, J., Carmona, R., Couto, B., Battistini, O., Lattanzi, R., Esmerado, A., Flores, P., Castellano, M.,
Rotondo, S., Amorín, D., Vázquez, G., Barnes, C., Barsky, A. y Ami, M. E. (2021). Prevención y monitoreo del
COVID-19 en municipios del conurbano bonaerense. Etapa 4. Escenarios, actores y lineamientos para la acción:
producción y trabajo. IP 415 - Agencia I+D+i. Universidad Nacional General Sarmiento.
Bröckling, U. (2015). El self emprendedor. Sociología de una forma de subjetivación. Ediciones Universidad
Alberto Hurtado.
Brunner, J. J. (2005). Competencias de empleabilidad. Revisión bibilográfica.
https://brunner.cl/2005/08/competencias-de-empleabilidad-revision-bibliografica/.
Bruno, D. P., Coelho, R. y Palumbo, M. M. (2017). “Innovación organizacional e institucionalización conflictiva
de las organizaciones del Economía Popular. El caso de la Conferederación de Trabajadores de la Economía
Popular (CTEP)”. Argumentos, (19), 90-119.
Carrasco Bengoa, C. (2013). El cuidado como eje vertebrador de una nueva economía. Cuadernos de relaciones
laborales, 31(1), 39-56.
CONSEJO FEDERAL DE CULTURA Y EDUCACIÓN. (2005). Resolución Nº 238/05. Ministerio de Cultura y
Educación, Argentina.
CONSEJO FEDERAL DE CULTURA Y EDUCACIÓN. (2006). Resolución Nº 261/06. Ministerio de Cultura y
Educación, Argentina.
CONSEJO FEDERAL DE CULTURA Y EDUCACIÓN. (2007). Resolución Nº 7/07. Ministerio de Cultura y
Educación, Argentina.
Coraggio, J. L. (2008). La sostenibilidad de los emprendimientos de la economía social y solidaria. Otra
economía, 2(3), 41-57.
Coriat, B. (2003). El taller y el cronometro. Siglo XXI.
Corica, A., Freytes Frey, A. y Miranda, A. (Comps.). (2018). Entre la educación y el trabajo: la construcción
cotidiana de las desigualdades juveniles en América Latina. CLACSO.
Cross, C. y Berger, M. (Comps.). (2010). La producción del trabajo asociativo. Fundación Centro Integral
Comunicación, Cultura y Sociedad.
D'Alessandro, M., O'Donnell, V., Prieto, S., Tundis, F. y Zanino, C. (2020). Los cuidados, un sector económico
estratégico. Medición del aporte del Trabajo Doméstico y de Cuidados no Remunerado al Producto Interno
Bruto. Ministerio de Economía.
Di Matteo, Á. J. (2022). “Movimientos populares y diálogo de saberes”. Saberes y prácticas. Revista de
Filosofía y Educación, 7(1), 1-16.
Donza, E. (2019). Heterogeneidad y fragmentación del mercado de trabajo (2010-2018). Observatorio de la
Deuda Social Argentina-UCA.
Dzembrowski, N. (2010). Cooperativas de trabajo provenientes de procesos de recuperación de empresas en el
área Metropolitana de Buenos Aires: organización del trabajo, solidaridad y cooperación. OSERA, (4).
Fernández Álvarez, M. I. y Rebón, J. (2022). Autogestión movilizada: Empresas recuperadas y economía
popular en Argentina. CLACSO.
Fischer, M. y Boreham, N. (2004). Work process knowledge: origins of the concept and current developments.
En M. Fischer, N. Boreham y B. Nyhan (Eds.), European perspectives on learning at work: the acquisition of
work process knowledge. Office for Official Publications of the European Communities
Forni, P., Castronuovo, L. y Nardone, M. (2012). Las organizaciones en red y la generación de capital social.
Implicancias para el desarrollo comunitario. Miríada, 4(8), 79-106.
Foucault, M. (1999). El orden del discurso. Tusquets.
Gallart, M. A. (1985). La racionalidad educativa y la racionalidad productiva: las escuelas técnicas y el mundo
del trabajo. CENEP.
Gallart, M. A. (2002). Veinte años de educación y trabajo: la investigación de la formación y la formación de
una investigadora. Cinterfor.
Guelman, A., Palumbo, M. y Lezcano, M. L. (2021). Contextos y ámbitos del trabajo comunitario de cuidados:
una perspectiva interseccional desde los movimientos populares. ESTUDIOS DEL TRABAJO, (62).
Hordern, J. (2016). Differentiating knowledge, differentiating (occupational) practice. Journal of Vocational
Education & Training, 68(4), 453-469. https://doi.org/10.1080/13636820.2016.1234506
INDEC. (2014). Encuesta sobre trabajo no remunerado y uso del tiempo. Resultados por Jurisdicción. INDEC.
INDEC. (2018). Encuesta de Actividades de Niños, Niñas y Adolescentes 2016-2017. INDEC.
INDEC. (2019). Trabajo e ingresos. Mercado de trabajo. Tasas e indicadores socioeconómicos (EPH) Primer
trimestre de 2019, 3(3). INDEC.
INDEC. (2021). Trabajo e ingresos. Mercado de trabajo. Tasas e indicadores socioeconómicos (EPH) Segundo
trimestre de 2021, 5(5). INDEC.
INDEC. (2022). Trabajo e ingresos. Mercado de trabajo. Tasas e indicadores socioeconómicos (EPH) Tercer
trimestre de 2022, 6(9). INDEC.
Jacinto, C. (2015). Nuevas lógicas en la formación profesional en Argentina Redefiniendo lo educativo, lo
laboral y lo social. Perfiles Educativos, XXXVII(148), 120-137.
Jacinto, C. (Coord.). (2004). ¿Educar para qué trabajo?: discutiendo rumbos en Latina. RedEtis (IIPE-IDES),
MTCyT, MTEySS, La Crujía.
Jacinto, C. y Millenaar, V. (2012). Los nuevos saberes para la inserción laboral. Formación para el trabajo con
jóvenes vulnerables en Argentina. Revista Mexicana de Investigación Educativa, 17(52), 141-166.
Jefatura de Gabinete de Ministros. (2017). Argentina 2030. Jornada Educación y Trabajo. Presidencia de la
Nación.
Kasparian, D. (2017). Los patrones de la conflictividad en empresas sin patrón. El caso de las cooperativas de
trabajo en la Argentina reciente. Estudios del Trabajo, (57).
Kessler, G. y Assusa, G. (2021). Pobreza, desigualdad y exclusión social. Foro Universitario del Futuro-Jefatura
de Gabinete de Ministros.
Levy Yeyati, E. (2018). Después del trabajo. El empleo argentino en la cuarta revolución industrial.
Sudamericana.
Livingstone, D. W. (1999). Beyond Human Capital Theory: The Underemployment Problem. International
Journal of Contemporary Sociology, 36.
Livingstone, D. W. y Sawchuk, P. H. (2004). Hidden Knowledge. Organized Labour in de Information age.
Garamond Press.
Moulier-Boutang, Y. (2007). Le Capitalisme cognitif. La nouvelle grande transformation. Éditions Amsterdam.
Muller, J. y Young, M. (2019). Knowledge, power and powerful knowledge re-visited. The Curriculum Journal.
https://doi.org/10.1080/09585176.2019.1570292
Novick, M. (2017). Metodologías aplicadas en América Latina para anticipar demandas de las empresas en
materia de competencias técnicas y profesionales. Naciones Unidas.
Perbellini, M. (2010). Saberes puestos en juego en el proceso de trabajo: apropiación y resistencia. MIRÍADA,
(5).
Presidencia de la Nación. (2017). Argentina 2030. Jornada Educación y Trabajo. Jefatura de Gabinete de
Ministros.
Presta, S. (2018). Neoliberalismo y transformaciones en el mundo del trabajo en la llamada “cuarta revolución
industrial”. Entramados y Perspectivas, 8(8), 159-197.
Presta, S. R. (2017). Economía social y solidaria y conflicto social. Consideraciones sobre las formas de
gobierno de la fuerza de trabajo en el umbral de nuevos cambios socio-técnicos. Revista THEOMAI, (36).
Presta, S. R. (2020). Neoliberalismo, procesos de subjetivación y mutaciones socio-técnicas. Reflexiones a partir
de un caso. Revista Mediações, 25(2), 321-338.
Riquelme, G. C. (1991). Implicancias educativas en la transformación de las calificaciones ocupacionales: un
abordaje teórico-conceptual. Cuadernos de Investigación, (8). Instituto de Ciencias de la Educación, Facultad de
Filosofía y Letras.
Riquelme, G. C. (1996). La educación para el mundo del trabajo. El mandato de las competencias o la
construcción conflictiva de las calificaciones. En A. Camilloni, G. C. Riquelme y S. Barco de Surghí, Debates
pendientes por la Ley Federal de Educación. Novedades educativas.
Riquelme, G. C. (Ed.). (2015). Educación y trabajo de jóvenes y adultos a lo largo de la vida: los alcances de
una primera aplicación en el Área Metropolitana de Argentina. CONICET-Programa Educación, Economía y
Trabajo, Instituto de Investigaciones en Ciencias de la Educación, Facultad de Filosofía y Letras.
Rojas, D. y Ruth, S. (2017). La Gestión del Conocimiento basado en la Teoría de Nonaka y Takeuchi. INNOVA
Research Journal, 2(4).
Salvia, A., Fachal, M. N. y Robles, R. (2018). Estructura social del trabajo. En J. I. Piovani y A. Salvia, La
Argentina en el siglo XXI, cómo somos, vivimos y convivimos en una sociedad desigual. Siglo XXI.
Salvia, A., Robles, R. E. y Noel Fachal, M. (2018). Estructura sectorial del empleo, nivel educativo de la fuerza
de trabajo y diferenciales de ingresos laborales en la argentina (1992-2014). Cuadernos de Relaciones Laborales,
(2), 325-354.
Sennet, R. (2000). La corrosión del carácter. Anagrama.
Sordini, M. V. (2020). Comedores comunitarios: acceso a los alimentos y preparaciones posibles. Experiencias
colectivas en la provincia de Buenos Aires. Encrucijadas. Revista Crítica De Ciencias Sociales, 20.
Spinosa, M. (2006). Los saberes y el trabajo. Anales de la educación común, 2(5), 164-173.
Tanguy, L. (2001). De la evaluación de los puestos de trabajo a la de las cualidades de los trabajadores.
Definiciones y usos de la noción de competencias. En J. C. Neffa y E. De la Garza (Comps.), El trabajo del
futuro. El futuro del trabajo. CLACSO-Asdi.
Vargas, F., Casanova, F. y Montanaro, L. (2001). El enfoque de competencia laboral: Manual de formación.
OIT/CINTERFOR.
Vercellone, C. (2011). Capitalismo Cognitivo. Renta, saber y valor en la época posfordista. Prometeo.
Vicente, M. (2019). Educación y trabajo en el sistema productivo: Aportes al estudio de la formación laboral en
Argentina. 14º Congreso Nacional de Estudios del Trabajo. Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina.
Virno, P. (2003). Gramática de la multitud: para un análisis de las formas de vida contemporáneas. Colihue.
Wheelahan, L. (2019). Knowledge, competence, and vocational education. The Wiley handbook of vocational
education and training, 97-112.
Wolanski, S., Sorroche, S., Mate, E., Santín Rulfo, B. y Fernández Álvarez, M. I. (2022). La economía popular,
sus números y dinámica entre el 4t-20 y el 1t-22. Análisis de la composición etaria de la población. Citra.
Young, M. y Muller, J. (2014). Towards the Sociology of Professional Knowledge. En M. Young y J. Muller
(Eds.), Knowledge, Expertise and the Professions (pp. 3-17). Routledge.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de direitos autorais
Comitê Editorial Revista Práxis Educativa:
Declaro que sou o autor do artigo intitulado (nome do artigo), que o mesmo é original e de minha autoria e que não foi publicado anteriormente em qualquer outro formato ou meio. Declaro saber que a revista não me cobrará nenhum tipo de taxa em hipótese alguma, nem receberei qualquer tipo de remuneração monetária.
Caso seja aceito para publicação na Práxis Educacional, autorizo a referida revista a publicá-lo digitalmente e a divulgá-lo em suas redes sociais.
Se o trabalho for publicado, aderi à licença Creative Commons denominada "Atribuição - Compartilhamento Não Comercial pela mesma Licença CC BY-NC-SA", por meio da qual é permitido copiar, reproduzir, distribuir, comunicar publicamente o trabalho e gerar trabalhos derivados , desde que o autor original seja citado e reconhecido. Esta licença está em uso desde setembro de 2018. Em 2016 foi aderido ao CC BY NC ND 4.0; e nos anos de 2017 e 2018 (janeiro-agosto) CC BY NC 4.0.
Esta licença CC BY-NC-SA Share Alike não permite, entretanto, o uso comercial da obra. Como autor, a revista poderá estabelecer acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na revista, permite-me autoarquivar os artigos publicados, na sua versão post-print, em repositórios institucionais, temáticos , páginas web pessoais ou qualquer outro uso relevante. com o reconhecimento de ter sido publicado pela primeira vez nesta revista.
SA Práxis Educacional adere à DORA (Declaração sobre Avaliação de Pesquisa) assinada em São Francisco, Califórnia, em 16 de dezembro de 2012, e à Declaração do México (Declaração Conjunta LATINDEX - REDALYC - CLACSO - IBICT).