Direitos, Flexibilidade e Justiça Curricular: o Programa de Educação Profissional Secundária na Argentina
DOI:
https://doi.org/10.19137/praxiseducativa-2024-280105Palavras-chave:
Educação secundária; terminalidade; justiça curricular; flexibilidade pedagógicaResumo
O artigo descreve uma pesquisa em andamento que combina três projetos que têm interesse pela educação de nível médio sobre uma perspectiva sócio-crítica. Ocupa-se particularmente da abordagem do Programa Educação Profissional Secundária que foi implementado no ano 2023 com o objetivo de garantir o direito à terminalidade da educação média, recuperando trajetórias interrompidas num modelo pedagógico flexível. No enquadre da pesquisa qualitativa e desde uma perspectiva sócio-crítica se produziram conteúdos partindo da análise documental, observações participantes e entrevistas com uma das responsáveis pelo Programa o que poderia se pensar como uma fase inicial do trabalho de campo. Essas aproximações nos permitem aventurar algumas teses e também vislumbrar algumas inquietações em relação às gramáticas escolares tradicionais e às urgências nas transformações educacionais no cenário pós-pandêmico, visando garantir direitos inalienáveis em busca de uma vida digna.
Downloads
Referências
Angrosino, M. (2015). Recontextualización de la observación. Etnografía, pedagogía y las perspectivas de una
agenda política progresista. En N. Denzin & Y. Lincoln (comps.), Métodos de recolección y análisis de datos.
Manual de investigación cualitativa. Vol. IV (pp. 203-234). Gedisa.
Barad, K. (2007). Meeting the universe halfway: Quantum physics and the entanglement of matter and meaning.
Duke University Press.
Braidotti, R. (2015). Lo Posthumano. Gedisa.
Chase, S. (2015). Investigación narrativa. Multiplicidad de enfoques, perspectivas y voces. En N. Denzin & Y.
Lincoln (comps.), Métodos de recolección y análisis de datos. Manual de investigación cualitativa. Vol. IV (pp.
-112). Gedisa.
Denzin, N. & Lincoln, Y. (2011). Introducción general. La investigación cualitativa como disciplina y como
práctica. En N. Denzin & Y. Lincoln (comps.), El campo de la investigación cualitativa. Manual de
investigación cualitativa. Vol. I (pp. 4-101). Gedisa.
De Ibarrola, M. (2009). Formación de profesionales de la ETP: nuevos enfoques pedagógicos. En F. de Asis
Blas & J. Planells (coords.), Retos actuales de la educación técnico-profesional (pp. 73-88). Fundación
Santillana.
Dussel, I. (2019). Diez años de la Ley Nacional de Educación: debates sobre el pasado y el presente de la
igualdad y la inclusión en la educación argentina. Cuadernos de Educación, (17), 7-22.
Estevez, M.; Valle, G.; Sulligoy, M. & Fuentes, C. ( junio de 2021). Derecho a la educación de adolescentes de
sectores vulnerabilizados: políticas educativas y trayectorias escolares. IV Jornadas de Sociología. Agrietar el
neoliberalismo en nuestra américa. Universidad Nacional de Cuyo, Mendoza, Argentina.
Fontana, A & Frey, J. (2015). La entrevista. De una posición neutral al compromiso político. En N. Denzin & Y.
Lincoln (comps.), Métodos de recolección y análisis de datos. Manual de investigación cualitativa. Vol. IV (pp.
-202). Gedisa.
Gallart, M. A. (2006). La escuela técnica industrial en Argentina: ¿un modelo para armar?. Cinterfor.
García, P. D. (2018). Políticas educativas para el apoyo de trayectorias escolares en el nivel
medio en América Latina: la provisión de recursos como estrategia. Revista Fuentes, 20(2),
-50. doi: http://dx.doi.org/10.12795/revistafuentes.2018.v20.i2.03
Gentili, P. (2011). Pedagogía de la igualdad: Ensayos contra la educación excluyente. Siglo XXI Editores.
Guardián-Fernández, A. (2007). El Paradigma Cualitativo en la Investigación Socio-Educativa. Coordinación
Educativa y Cultural Centroamericana y Agencia Española de Cooperación Internacional.
Guba, E. & Lincoln, Y. (2012). Controversias paradigmáticas, contradicciones y confluencias emergentes. En
N. Denzin & Y. Lincoln (comps.), Paradigmas y perspectivas en disputa. Manual de investigación cualitativa.
Vol. II (pp. 38-78). Gedisa.
Guber, R. (2004). El salvaje metropolitano: reconstrucción del conocimiento social en el trabajo de campo.
Paidós.
Haraway, D. (2017). Manifiesto de las especies de compañía: perros, gentes y otredad significativa. Trad.Isabel
Mellén. Bucavulvaria ediciones.
Haraway, D. (2004). Testigo_modesto@ segundo_milenio. Lectora, revista de dones i textualitat, 10, 13-36.
Jacinto, C. (2013). La formación para el trabajo en la escuela secundaria como reflexión crítica y como recurso.
Propuesta educativa, (40), 48-63.
Kincheloe, J.; McLaren, P. (2012). Replanteo de la teoría crítica y de la investigación cualitativa. En N. Denzin
& Y. Lincoln (comps.) Paradigmas y perspectivas en disputa. Manual de investigación cualitativa. Vol. II (pp.
-315). Gedisa.
Krichesky, M. (2014) Formatos escolares alternativos y desigualdades sociales. Resultados de un estudio y
reflexiones en torno al derecho a la educación secundaria. Revista de Prácticas y Discursos, 3(3), 1-19.
Lincoln, Y. (2011). Los Comité de Conducta Ética y el Conservadurismo Metodológico. Los cuestionamientos
del paradigma fenomenológico. En N. Denzin, N. & Y. Lincoln (comps.), El campo de la investigación
cualitativa. Manual de investigación cualitativa. Vol. I. Gedisa.
Maduro, Y. D. (2014). La educación técnica en Argentina: de la “reforma educativa”-década de los 1990- a la
ley de educación técnica profesional. Políticas Educacionais, 4, 95-109.
Melendez, C. & Yuni, J. (2019). La interpelación de las políticas de inclusión a la gramática escolar de la
escuela secundaria argentina. Archivos Analíticos de Políticas Educativas, 27(25).
http://dx.doi.org/10.14507/epaa.27.3110
Muñoz, J.E. (2020). Utopía Queer: El entonces allí de la futuridad antinormativa. Buenos Aires: Caja Negra.
Nobile, M. (2011). Redefiniciones de la relación docente-alumno: una estrategia de personalización de los
vínculos. En G. Tiramonti (dir.), Variaciones sobre la forma escolar. Límites y posibilidades de la escuela media
(pp. 179-204). Homosapiens ediciones.
Peräkylä, A. (2015). Análisis de la conversación y el texto. En N. Denzin & Y. Lincoln (comps.), Métodos de
recolección y análisis de datos. Manual de investigación cualitativa. Vol. IV (pp. 462-493). Gedisa.
Pautassi, L. (Ed.). (2010). Perspectiva de derechos, políticas públicas e inclusión social.Debates actuales en la
Argentina. Biblos.
Pérez, M. (2016). Teoría Queer, ¿para qué?. ISEL, 5, 184-198.
Porta, L. (2021). La expansión biográfica. EUDEBA.
Richardson, L. & St. Pierre, E. (2005). Writing: A Method of inquiry. En N. Denzin & Y. Lincoln (Eds), The
SAGE Handbook of Qualitative Research. Sage.
Richardson, L. (1997). Fields of Play: Constructing and academic life. Nuevo Brunswick.
Sendón, M. (2011). El imperativo de la inclusión escolar y la proliferación de significados acerca de la
escolarización secundaria. En G. Tiramonti (Dir.), Variaciones sobre la forma escolar. Límites y posibilidades de
la escuela media (pp. 155-178). Homosapiens ediciones.
Southwell, M. (2011). La educación secundaria en Argentina. Notas sobre la historia de un formato. En G.
Tiramonti (dir.), Variaciones sobre la forma escolar. Límites y posibilidades de la escuela media (pp. 35-69).
Homosapiens ediciones.
Terigi, F.; Briscoli, B.; Scavino, C.; Morrone, A. & Toscano, A. G. (2013). La educación secundaria obligatoria
en Argentina: entre la expansión del modelo tradicional y las alternativas de baja escala. Revista del IICE, (33),
-46.
Terigi, F. (mayo de 2007). Los desafíos que plantean las trayectorias escolares. III Foro Latinoamericano de
Educación: Jóvenes y docentes. La escuela secundaria en el mundo de hoy. Fundación Santillana.
Tiramonti, G. (2011). Escuela media: la identidad forzada. En G. Tiramonti (dir.), Variaciones sobre la forma
escolar. Límites y posibilidades de la escuela media (pp. 17-33). Homosapiens ediciones.
Tyack, D. & Cuban, L. (2001). En busca de la utopía. Un siglo de reformas de las escuelas públicas. Fondo de
Cultura Económica.
Valles, M. S. (2000). Técnicas cualitativas de investigación social. Síntesis Editorial.
Yedaide, M. M.; Porta, L. & Ramallo, F. (2021). Alter(n)ando las condiciones de autoridad de la investigación
narrativa contemporánea: amarres, enredos y desgarros. Espacios en Blanco. Revista de Educación, 2(31),
-396.
Yedaide, M. & Porta, L. (2022). Transfecciones descoloniales y queer: hacia la agonía del higienismo en la
investigación educativa. En C. Elison, A. Paim & E. Marques Araújo (Org.), Em busca de histórias outras:
perspectivas decoloniais na Améfrica Ladina. Curitiva. Was Edições.
Zysman, A. (2015). La escuela secundaria obligatoria como política educativa: tensiones históricas y desafíos
para la inclusión. Espacios de crítica y producción, (51), 13-26.
Documentos analizados
Ley 26.206 de 2006. Ley de Educación Nacional. Publicada en el Boletín Oficial del 28 de diciembre de 2006 N
Ley 26.058 de 2005. Ley de Educación Técnico Profesional. Publicada en el Boletín Oficial del 09 de
septiembre de 2005 N 30735.
Resolución 409 de 2021 [Consejo Federal de Educación]. Por la cual se aprueba una nueva trayectoria formativa
propia de la modalidad de Educación Técnico Profesional
Resolución 1873 de 2022 [Dirección General de Cultura y Educación de la Provincia de Buenos Aires]. Por la
cual se aprueban las trayectorias propuestas de “Educación Profesional Secundaria” y los anexos I, II, III, IV y
V para la provincia de Buenos Aires. 22 de agosto de 2021.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de direitos autorais
Comitê Editorial Revista Práxis Educativa:
Declaro que sou o autor do artigo intitulado (nome do artigo), que o mesmo é original e de minha autoria e que não foi publicado anteriormente em qualquer outro formato ou meio. Declaro saber que a revista não me cobrará nenhum tipo de taxa em hipótese alguma, nem receberei qualquer tipo de remuneração monetária.
Caso seja aceito para publicação na Práxis Educacional, autorizo a referida revista a publicá-lo digitalmente e a divulgá-lo em suas redes sociais.
Se o trabalho for publicado, aderi à licença Creative Commons denominada "Atribuição - Compartilhamento Não Comercial pela mesma Licença CC BY-NC-SA", por meio da qual é permitido copiar, reproduzir, distribuir, comunicar publicamente o trabalho e gerar trabalhos derivados , desde que o autor original seja citado e reconhecido. Esta licença está em uso desde setembro de 2018. Em 2016 foi aderido ao CC BY NC ND 4.0; e nos anos de 2017 e 2018 (janeiro-agosto) CC BY NC 4.0.
Esta licença CC BY-NC-SA Share Alike não permite, entretanto, o uso comercial da obra. Como autor, a revista poderá estabelecer acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na revista, permite-me autoarquivar os artigos publicados, na sua versão post-print, em repositórios institucionais, temáticos , páginas web pessoais ou qualquer outro uso relevante. com o reconhecimento de ter sido publicado pela primeira vez nesta revista.
SA Práxis Educacional adere à DORA (Declaração sobre Avaliação de Pesquisa) assinada em São Francisco, Califórnia, em 16 de dezembro de 2012, e à Declaração do México (Declaração Conjunta LATINDEX - REDALYC - CLACSO - IBICT).