3RS Educação ecológica e matemática: valorização através do desenvolvimento de recursos didáticos
DOI:
https://doi.org/10.19137/cuadex-2024-08-04Palavras-chave:
educação matemática, recursos didáticos, 3Rs ecológicos, extensão universitáriaResumo
Na faculdade de Matemática da Universidade Nacional de Rosário, projetos de voluntariado e extensão universitária são apoiados há mais de uma década para articular o trabalho com escolas em contextos desfavorecidos ou vulneráveis na cidade de Rosário e arredores. Isto é feito através da concepção, recuperação, utilização e análise de recursos didáticos, em particular, para o ensino e aprendizagem da Matemática. Os recursos considerados têm sido tanto digitais como físicos, onde o seu acesso muitas vezes apresenta flutuações, com limitações de vários tipos; incluindo económicas, culturais, disciplinares, formativas e socioambientais. A peculiaridade é que, para sua elaboração, busca usar os 3Rs ecológicos (reduzir, reutilizar, reciclar) como contribuição transversal de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Downloads
Referências
Alegre, H., Domínguez, E., Landaluce, N. y Pípolo, S. (2018). Materiales didácticos en la enseñanza de la Matemática. En N. Sgreccia (Ed.). Procesos de Acompañamiento en la formación inicial y continua de Profesores en Matemática (pp.153-174). FahrenHouse. http://www.fahrenhouse.com/omp/index.php/fh/catalog/book/31
Bachmann, L. (2008). La educación ambiental hoy. Documento marco sobre Educación Ambiental. Ministerio de Educación. http://www.bnm.me.gov.ar/giga1/documentos/EL001599.pdf
Beri, C. (2022). Reinventar la educación ambiental en las escuelas primarias de la provincia de Buenos Aires (Argentina): resultados de una indagación exploratoria. Revista de Educación en Biología, 25(1), 20-33. https://revistas.unc.edu.ar/index.php/revistaadbia/article/view/32937/36894
Corbetta, S. (2022). Desarrollo sostenible. Capacitación en Ambiente. Ley Yolanda 27592. Ministerio de Ambiente y Desarrollo Sostenible.
Dominguez, E. (2021). Uso del Tangram como recurso didáctico en la formación inicial de Profesores en Matemática. El caso de la UNR. [Tesis de Maestría]. Universidad Nacional de Rosario. http://hdl.handle.net/2133/22858
Lupiáñez Gómez, J.L. y García Schiaffino, M. (2019). Juegos de estrategia y resolución de problemas de Matemática. Épsilon, 101, 83-100. https://thales.cica.es/epsilon/node/4778
Martín Hierro, L. y Pastor Seller, E. (2020). El aprendizaje basado en el juego como herramienta socioeducativa en contextos comunitarios vulnerables. Prisma Social, (30), 88-114. https://revistaprismasocial.es/article/view/3753
Mellado, R., Tempestti, R., Moyano, M. y Ayvazishvili, A. (2021). Tejiendo redes entre la universidad y el territorio: la experiencia del Proyecto Mauricio López, Uniendo Brazos. Cuadernos de Extensión Universitaria de la UNLPam, 5(5), 27-46. https://doi.org/10.19137/cuadex-2021-05-02
Mora, C.D. (2003). Estrategias para el aprendizaje y la enseñanza de las matemáticas. Revista de Pedagogía, 24(70), 181-272. http://ve.scielo.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0798-97922003000200002&lng=es&tlng=es
Quiroga, C., Fagotti Kucharski, E. y Giayetto, J. (2022). Extensión universitaria en tiempos de pandemia por Covid-19: la experiencia de la Facultad de Ciencias Humanas de la UNRC. Cuadernos de Extensión Universitaria de la UNLPam, 6(1), 33-50. https://doi.org/10.19137/cuadex-2022-06-02
Sgreccia, N., Mengarelli, M.S., Schaefer, L. y Menna, C. (2019). Hacer Matemática con Recursos Didácticos y Juegos Educativos. Novedades Educativas, 31(339), 25-33. https://www.noveduc.com/l/ne-339-producir-conocimiento-matematico-ciudadania-derechos-participacion/2106/03283534
Terrón, E. (2004). La educación ambiental en la educación básica, un proyecto inconcluso. Revista Latinoamericana de Estudios Educativos, 34(4), 107-164. https://rlee.ibero.mx/index.php/rlee/issue/view/144/RLEE.XXXIV
Villarroel, S. y Sgreccia, N. (2012). Enseñanza de la Geometría en Secundaria. Caracterización de materiales didácticos concretos y habilidades. Unión, 8(29), 59-84. http://www.revistaunion.org/index.php/UNION/article/view/874
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Comité Editorial de la Revista Cuadernos de Extensión Universitaria de la UNLPam:
Por la presente, declaro que soy autor/a del artículo titulado (nombre del artículo), de carácter original e inédito. En caso de que este artículo fuera aceptado para su publicación en Cuadernos de Extensión Universitaria de la UNLPam, autorizo a la revista a publicarlo en forma digital y a difundirlo en sus redes sociales.
Asimismo, adhiero a la licencia Creative Commons denominada “Atribución - No Comercial CC BY-NC-SA”, mediante la cual se permite copiar, reproducir, distribuir, comunicar públicamente la obra y generar obras derivadas, siempre y cuando se cite y reconozca al autor original.